Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4

» » Ceará iniciará fase de testagem massiva com 3 mil exames de coronavírus por dia

Intenção, conforme o secretário, é passar dos mil exames realizados por dia para três mil. — Foto: Sajjad Hussain / AFP

 

Por Felipe Mesquita, G1 CE

Número diário de exames será triplicado em hospitais e UPAs a partir da próxima semana, estima o secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto.

A testagem massiva, uma das estratégias recomendadas para o combate à Covid-19, será iniciada no Ceará na próxima semana. Com isso, o número de exames capazes de detectar a doença pandêmica será ampliado de mil para três mil ao dia. A informação foi repassada pelo titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, durante coletiva de imprensa virtual no fim da manhã desta sexta-feira (15).

 

20 respiradores pulmonares retidos pelo Ministério da Saúde chegam ao Ceará

“O Estado lançou uma consulta pública que deve se encerrar hoje para que a gente contrate a realização desses exames em todo o sistema e, a partir da semana que vem, comece essa testagem em massa. Temos a intenção de passar dos mil exames realizados por dia para três mil e chega perto de 100 mil exames por mês”, explica.

 

Os testes serão distribuídos em Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs), hospitais e dois drive-thrus ainda em estudo.

 

Perfil

Conforme Dr. Cabeto, haverá expansão da oferta dos exames para além dos profissionais de saúde e pacientes sintomáticos. “Estamos falando de pessoas com sintomas mais leves ou mesmo de pessoas que tenham tido contato com pacientes comprovadamente diagnosticados com coronavírus”, cita.

 

 

Outra medida anunciada pelo secretário para ampliar a capacidade do poder público de testar o maior número de pessoas, foi uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), “que está providenciando um dos equipamentos que deve chegar ao Ceará que faz extração por robótica do RNA e isso encurta o tempo de diagnóstico”.

 

Segundo a última atualização do IntegraSUS, às 10h09, o Ceará contabiliza 57.432 testes já realizados em clínicas públicas e privadas.

 

Coronavírus no Ceará

O Ceará tem nesta sexta-feira (15) 22.490 casos de pessoas contaminadas com a Covid-19. O número de mortes soma 1.476, segundo a mais recente atualização da plataforma IntegraSUS.

 

Fortaleza, que ultrapassou a marca de mil pessoas mortas em decorrência da doença na quarta-feira (13), agora contabiliza 1.088 óbitos, além de 14.259 casos da enfermidade.

 

Também na quarta-feira, o Ceará registrou o recorde de mortes em um período de 24 horas, com 119 óbitos contabilizados. Entretanto, isso não significa que todos os óbitos ocorreram no mesmo dia.

 

O total de pessoas que conseguiram se recuperar da infecção no estado é de 11.801 pacientes.

 

Cidade cearense recebe cabine de testes rápidos

UPAs de Fortaleza recebem serviço para informar famílias sobre pacientes

Lar Torres de Melo terá equipe para tratar casos de Covid-19 entre idosos

Os números apresentados pela Secretaria da Saúde fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, o que não corresponde necessariamente à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo pacienmte.
Fonte G1 Ceará
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

About the Author tvfolhadelimoeiro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

Nenhum comentário

Leave a Reply

NOTICIAS DA REGIÃO

NOTICIAS PELO BRASIL

NOTICIAS PELO MUNDO

Cat-5

Cat-6