Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4

» » Lixão de Camaragibe vira pauta nacional e repercute triste realidade da cidade



Novamente município pernambucano tem exposto problemas de gestão que repercutem negativamente.

A cidade de Camaragibe voltou a ser notícia de forma negativa em rede nacional. O município da Região Metropolitana do Recife vem sendo pauta recorrente de escândalos que trazem aos noticiários locais e nacional, problemas de administração e gestão na cidade.
Após a polêmica de prisão e impeachment do prefeito cassado Demóstenes Meira (PTB), outra polêmica assola o município: o lixão. O programa Domingo Espetacular da Record TV, exibiu neste domingo (19) o problema dos lixões no Brasil e colocou Camaragibe em evidência para todo território nacional de forma negativa, outra vez.
A situação no município poderia ser resolvida mais facilmente, já que a cidade encontra-se a apenas 24 km do aterro sanitário da muribeca, que já recebe resíduos de diversas partes da RMR. Além do perigo de acidentes, também existe o risco de contaminação e aquisição de doenças.
A lei de resíduos sólidos, aprovado em 2010 previa que até 2014, todos os lixões de Pernambuco deveriam ser extintos. Mas um acordo prorrogou o prazo para fechamento dos lixões até 2021.
Segundo o promotor de Justiça, André Menezes, o fato da cidade ainda ter lixão,  configura renúncia de receita e pode configurar um ato de improbabilidade administrativa. O Ministério Público deu um prazo para que fosse eliminado os lixões no Brasil, mas ainda há cidades que não removeram seus lixões e uma delas é Camaragibe.
Estimasse que ainda exista 3 mil lixões em funcionamento no Brasil. Em Pernambuco, mais de 50% dos municípios do Estado desrespeitam a lei e possuem lixões a céu aberto sem controle sanitários. Segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), há 98 lixões em Pernambuco.

Resposta

A atual gestão de Camaragibe garante que vai acabar com o lixão na cidade. A secretária de Infraestrutura da cidade, Rica Luna, informou que estão “trabalhando para fazer essa licitação e todas as etapas que forem necessárias para fazer depois dela. A contratação é para fazer com que um lugar licenciado receba o lixo que nós vamos mandar para lá”, explicou.
Foto: Divulgação
Divulgação mediante citação da fonte: Site Portal de Prefeitura
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

About the Author tvfolhadelimoeiro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

Nenhum comentário

Leave a Reply

NOTICIAS DA REGIÃO

NOTICIAS PELO BRASIL

NOTICIAS PELO MUNDO

Cat-5

Cat-6

ESPORTE E CULTURA