Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4

» » Câmara Setorial de Logística discute investimentos para o transporte aéreo em Pernambuco

As próximas reuniões do colegiado terão como foco consolidar um plano de ação para diagnosticar os principais gargalos e apontar soluções para o segmento






Apresentação de Cláudio Fonseca, Coordenador de Operações da Connect Cargo, durante reunião da Câmara de Logística na sede da Associação Comercial de Pernambuco (ACP). Foto: Marlon Diego


Recife, 27/01/2020 – A 1ª reunião ordinária da Câmara Setorial de Logística debateu um dos principais assuntos do segmento, atualmente, no âmbito regional: como consolidar o Recife como hub logístico das cargas aéreas do nordeste. A capital pernambucana ganhou reforços no setor com a chegada da Connect Cargo, que iniciou sua operação em Recife há seis meses, e está entre as cidades que receberão investimentos do grupo espanhol Aena, que passará a gerenciar o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre. O presidente do colegiado Leonardo Cerquinho, que também é diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, comandou o encontro.
A Connect Cargo iniciou suas operações em Pernambuco em junho de 2019, trazendo para o estado o primeiro hub aéreo de transporte de cargas no Nordeste. A empresa, 100% cargueira, gerou com sua criação aproximadamente 500 empregos, sendo 240 diretos e 250 indiretos. O Chief Executive Officer (CEO) da Connect Cargo, Rodrigo Pacheco, empresário paranaense que apostou em Pernambuco para iniciar o seu novo negócio, adiantou que os planos da companhia aérea para os próximos meses serão focados em ganhar a confiança dos empresários e mostrar a capacidade operacional da empresa. “Executando um trabalho de conexão entre os modais nos tornaremos ainda mais competitivos. É um processo longo que exige paciência, esforço e investimentos, mas estamos dispostos a fazer o que for necessário para destacar Pernambuco como HUB logístico do modal aéreo”, arrematou Pacheco.
O gestor ainda reforçou que, atualmente, a empresa realiza operações semanais com três vôos Manaus/Recife e Recife/Guarulhos e a idéia é que a partir de março a operação seja expandida para cinco voos. A empresa é autorizada  para transportar diversos itens como produtos perigosos, produtos farmacêuticos, produtos com temperatura controlada , bem como o trânsito aduaneiro. Mas o grande volume de suas operações é o e-commerce. A Connect Linhas Aéreas através de sua subsidiária já opera há 12 anos no exterior, com bases em Miami (Estados Unidos) e Hong Kong (China). A escolha por Pernambuco como HUB se deu pela posição estratégica e também pelo incentivo concedido pelo Governo de Pernambuco.
A apresentação da Connect também foi comandada pelo Chief Operating Officer (COO), Cláudio Fonseca. “Por sua posição geografica, Pernambuco é uma porta de entrada natural para os voos da Europa, Oriente Médio e África de forma que estamos estruturados no aeroporto de Recife para atender esta demanda e ainda atuar como um HUB. Agradecemos o suporte do gestor anterior do aeroporto de Recife, a INFRAERO, e estamos muito animados com a organização e visão de negócios do Estado de Pernambuco e com a nova gestão do novo administrador do Aeroporto de Recife, a empresa espanhola Aena”, comentou Fonseca.
Já o presidente do colegiado, Leonardo Cerquinho, comentou a nova janela de oportunidades que se abre para exportar cargas de maior valor agregado neste modal com a chegada de novas companhias e a conquista de mais investimentos para o setor. “Com o início das operações da Amazon em Pernambuco cresce nosso leque de oportunidades, lembrando que podemos sediar ainda outros centros de distribuição. Além disso, cresce o fomento para as exportações com este modal”, completa.
A secretária Executiva de Políticas de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Maíra Fischer, reforça a vocação logística pernambucana que é âncora para o desenvolvimento e encadeamento de outros setores produtivos. “A união de forças entre a iniciativa pública e privada, que vai passar a desenhar um plano de ação e debater os principais gargalos que o Estado encontra nesse setor e como resolvê-los é algo diferenciado e que vai trazer um impacto positivo no futuro quando todos estarão trabalhando na mesma direção. A chance de ter sucesso e conseguir construir uma política robusta para o setor fica maior com esse trabalho”, conclui.
O presidente em exercício da Associação Comercial de Pernambuco (ACP), Tiago Carneiro, ressaltou a importância da aproximação com a ACP para acelerar as parcerias entre o setor público e privado. “A Câmara Setorial de Logística é uma excelente oportunidade para conhecer as demandas das empresas locais. Queremos nos aproximar da administração da Aena ouvir o que os executivos precisam para serem competitivos e gerar mais trabalhos e renda”, explica Tiago Carneiro. Neste momento, o terminal do aeroporto passa pelo processo de transição da gestão da Infraero. A Aena deve investir cerca de 80 milhões de euros para melhorar a infraestrutura, seja na área de pista e de terminais, além de mais portões e fingers.
Participações - Entre as presenças do encontro o vice-presidente da Câmara Setorial de Logística e American Chamber Of Commerce da Amcham/PE, Pedro Macedo, além do Superintendente Regional de Logística da Receita Federal do Brasil na 4ª Região Fiscal, Carlos Eduardo Costa. Compareceram também os representantes da Associação Nordestina de Logística (Anelog), Rodrigo Antonio Pacheco Souza; da Associação Comercial de Pernambuco, Rodrigo Souza e Messias Neves dos Santos; do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de PE (Sindope), Javier Francisco Maria Ramirez; da Universidade de Pernambuco, José Thomaz de Medeiros Correia; da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Fernando Carlos de Albuquerque Teixeira.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

About the Author tvfolhadelimoeiro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

Nenhum comentário

Leave a Reply

NOTICIAS DA REGIÃO

NOTICIAS PELO BRASIL

NOTICIAS PELO MUNDO

Cat-5

Cat-6

ESPORTE E CULTURA