Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4

» » Nova galeria dos ex-procuradores-gerais do Estado recebe foto de César Caúla



Procuradores do Estado, personalidades da área jurídica, servidores estaduais e autoridades prestigiaram, na tarde desta terça-feira (20/8), a inauguração da nova galeria dos procuradores-gerais do Estado e a aposição da foto de César Caúla, que comandou Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) de 2015 a 2018. A nova galeria foi inaugurada pelo procurador-geral Ernani Medicis no espaço que abrigará o Gabinete da Memória, no térreo do Edifício Anexo da PGE-PE.

Na cerimônia, em comemoração aos 29 anos da PGE-PE, Ernani Medicis ressaltou a importância de preservar a memória institucional. “Este espaço destinado ao Gabinete da Memória, disciplinado por portaria do procurador-geral Tadeu Alencar em 2008, conclui a ocupação dos três pavimentos do Edifício Anexo, o antigo edifício do Banco Central. A galeria integra o acervo do Gabinete da Memória e simboliza o reconhecimento aos ex-procuradores-gerais que, cada qual a seu tempo e a seu modo, contribuíram enormemente para que chegássemos aqui, nesses 29 anos, coesos, com uma identidade cultural de combatividade e criatividade com segurança jurídica”, afirmou Ernani, registrando a presença dos ex-procuradores-gerais Izael Nóbrega, Tadeu Alencar e Thiago Norões.

O ex-procurador-geral César Caúla, atual coordenador do Centro de Estudos Jurídicos (CEJ) da PGE-PE, agradeceu a presença de todos e registrou um agradecimento especial aos pais, Aquino de Farias Reis e Helena Caúla Reis, e à esposa Roberta Pontes Caúla, presentes à solenidade. “Houve muito mais alegrias, amizades e realizações do que sacrifício no período em que exerci o cargo de procurador-geral. Fico muito satisfeito de olhar para trás e ter a sensação de dever cumprido. Isso foi possível porque a Procuradoria tem um corpo extremamente qualificado, construído ao longo das gestões de procuradores-gerais que trataram a instituição de maneira muito responsável e  jamais permitiram que ela fosse instrumento de qualquer política ou comportamento não adequado à relevância da instituição”, afirmou Caúla.

A galeria conta agora com fotos dos dez ex-procuradores-gerais: Joaquim Correia de Carvalho Júnior (1990-1991), Sílvio Neves Baptista (março a novembro de 1991), Sérgio Higino Santos Filho (1991-1994), Jarbas Fernandes da Cunha Filho (abril a dezembro de 1994), Izael Nóbrega da Cunha (1995-1998), Sílvio Pessoa (1999-2006), Tadeu Alencar (2007-2010), Thiago Norões (2011 a 1°/12/2014), Bianca Teixeira Avallone (2 a 31/12/2014) e César Caúla (2015-2018).

Entre as autoridades presentes à cerimônia, o desembargador Stênio Neiva, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); o presidente da Câmara Técnica do Colégio Nacional dos Procuradores-gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg), Ulisses Schwarz Viana; a secretária da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco (SCGE), Érika Lacet; e o presdiente da Associação dos Procuradores do Estado de Pernambuco (APPE), Rodolfo Cavalcanti.

PRÉDIO – A inauguração da galeria conclui a ocupação dos três pavimentos do Edifício Anexo da PGE-PE, onde funcionou até o ano 2000 a Delegacia Regional do Banco Central do Brasil no Recife. O prédio foi doado pela União ao Estado de Pernambuco e reformado internamente. Ainda abriga a caixa-forte que foi alvo do então maior assalto a banco do País, em 1991. Saiba mais sobre essa história aqui.

AUDITÓRIO – A comemoração do aniversário de 29 anos da PGE-PE e do Dia do Procurador, celebrados em 20 de agosto, continuou no auditório da PGE-PE em evento promovido pelo CEJ em parceria com a APPE. Houve palestras de Ulisses Schwarz e Tadeu Alencar sobre federalismo e homenagem da PGE-PE ao procurador do Estado Henrique Lucena, pelos 10 anos à frente do Núcleo de Processos Estratégicos da Procuradoria do Contencioso.

A APPE entregou os títulos de sócios beneméritos da APPE aos ex-procuradores-gerais do Estado Izael Nóbrega, Sílvio Pessoa (representado pela esposa, Tereza Matos de Carvalho) e Tadeu Alencar. E concedeu ao procurador aposentado José Henrique Wanderley Filho a primeira Medalha Procurador Elias Lapenda Sobrinho.

A mesa do evento foi composta por Ernani Medicis, César Caúla, Rodolfo Albuquerque; a procuradora-geral adjunta Giovana Ferreira; o presidente da OAB Pernambuco, Bruno Baptista; e os palestrantes Ulisses Schwarz e Tadeu Alencar.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

About the Author tvfolhadelimoeiro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

Nenhum comentário

Leave a Reply

NOTICIAS DA REGIÃO

NOTICIAS PELO BRASIL

NOTICIAS PELO MUNDO

Cat-5

Cat-6