Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4

» » Preciso contratar, e agora?


O Brasil ainda não vive a economia que registrou no pico de atividade antes do início da crise, há cinco anos. Dados do Itaú mostram que, em todo o Brasil, o emprego vem se recuperando de forma mais lenta do que a economia.
Durante esse período de crise, Pernambuco perdeu mais de 1 de cada 10 empregos que tinham há cinco anos, aponta o Itaú. O Estado foi prejudicado pelo fim de obras que geraram muitas vagas, como a Refinaria Abreu e Lima, agora posta à venda pela Petrobrás.
Com o aquecimento da economia, o ainda alto índice de desemprego e a possibilidade da necessidade de contratação de funcionários, o empresário tem a dura missão de contratar certo.
Para contratar um funcionário, o coach e gestor de Recursos Humanos, Fabiano Pinheiro, explica que é preciso analisar currículos, realizar dinâmicas de grupo e entrevistas. “Todo o processo dura, em média, três semanas. Todo esse trabalho faz com que o empresário não perca o candidato ideal para outra empresa”, conta Fabiano.
Fabiano explica que para ser bem sucedido na contratação, é preciso reunir todas as informações necessárias para organizar o treinamento, buscar entender a vaga e idealizar o perfil ideal correspondente. Depois disso, será necessário divulgar a vaga de acordo com o perfil do candidato ideal.
“É melhor divulgar em menos locais, mas de maneira mais assertiva. Com o alto desemprego, essa ação vai diminuir a quantidade de currículos que não se encaixam no perfil que procura”, alerta Fabiano Pinheiro.
O especialista conta que fazer um seleção demorada não quer dizer bem feita e bem elaborada. “Busque fazer um seleção enxuta. Por isso, é necessário planejar as etapas para avaliar as competências para a vaga a qual se destina”, resume Fabiano Pinheiro.
Como dica, Fabiano conta que uma ótima maneira de agilizar o processo é investir em dinâmicas de grupo bem feitas. “Elas permitem que você analise vários candidatos de uma só vez. Mas, para ser efetiva, ela precisa ser bem feita. Crie situações diferentes que desafiem seus candidatos”, disse.
Para a área de vendas, Fabiano é enfático. “O talento é muito importante, mas vem depois de muito estudo. Não se fecha uma venda por acaso, é preciso estudar sobre o produto, sobre os clientes e sobre a empresa. É preciso técnica”, finalizou Fabiano.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

About the Author tvfolhadelimoeiro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

Nenhum comentário

Leave a Reply

NOTICIAS DA REGIÃO

NOTICIAS PELO BRASIL

NOTICIAS PELO MUNDO

Cat-5

Cat-6