Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4

» » “Se ele quiser morrer, o problema é dele”: atendente do Samu é afastada por resposta a cidadão

William Bittar - CBN Curitiba
A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba afastou, neste sábado (5), uma atendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que deu uma resposta um tanto quanto inusitada a um cidadão que ligou para o telefone 192 pedindo ajuda para socorrer um homem que teria ferimentos na cabeça.
No áudio gravado pelo cidadão, a atendente, que não foi identificada, argumentou que era preciso autorização do ferido para que fosse enviada uma ambulância que prestaria o atendimento.
Ela afirmou que se o rapaz quisesse morrer com o ferimento, seria a vontade dele e nada poderia ser feito.

“Tem que perguntar para ele, a gente não pode pegar ele à força. E se chegar aí e ele não quiser? A ambulância faz o quê? Se ele não quiser e quiser morrer, o problema é dele. Tem que perguntar para ele se ele quer atendimento”, disse a mulher.
A Prefeitura de Curitiba se manifestou por meio de nota e afirmou que “retirou atendente do plantão, por não atender os protocolos do Samu” e que “ela também irá responder a processo administrativo”.
A administração municipal também disse lamentar o episódio e “pede desculpas ao cidadão que fez a ligação para ajudar a pessoa que estava precisando de atendimento”.
Por fim, a nota frisa que “o protocolo de atendimento do Samu prevê que se tenha o maior número de informações possíveis da pessoa que será atendida. Se está ferida, qual o tipo de ferimento, se está consciente, se consegue falar e explicar como está se sentindo. Essas informações são decisivas para saber que tipo de ambulância será enviada ao local”.
O estado de saúde do rapaz que precisava de atendimento não foi atualizado.
Por:ParanaPortal
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

About the Author tvfolhadelimoeiro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

Nenhum comentário

Leave a Reply

NOTICIAS DA REGIÃO

NOTICIAS PELO BRASIL

NOTICIAS PELO MUNDO

Cat-5

Cat-6