Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4

» » Rompimento em Brumadinho pode ter mais vítimas que em Mariana

Bombeiros trabalham para resgatar as vítimas. Imagem: Reprodução Record TV Minas

Segundo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, número de desparecidos e possíveis vítimas é estimado entre 200 e 300 pessoas

Janeiro 25, 2019 às 17:45 - Por: Agência Estado
Equipe do Comitê de Crise criado para acompanhar o rompimento das barragens de Brumadinho, em Minas, avalia que o desastre do início desta tarde de sexta-feira (25) pode ter proporções maiores do que o acidente ocorrido há três anos, em Mariana. Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o número de desparecidos e possíveis vítimas é estimado entre 200 e 300 pessoas.
Com o rompimento das duas barragens, o risco é de que 1 milhão de litros de resíduos de mineração sejam lançados no meio ambiente. Uma quantidade menor do que os 50 milhões lançados no desastre de Mariana. O problema, no entanto, é de que o acidente desta vez atingiu a parte administrativa da Companhia Vale do Rio Doce. Trabalham na unidade 613 pessoas, em três turnos, além de 28 profissionais terceirizados. O receio é de que o número de vítimas no acidente de hoje seja bem mais elevado, sobretudo de funcionários da empresa.
A equipe também acompanha o risco de os dejetos atingirem o Rio Paraopeba. Caso esse cenário se concretize, há a possibilidade de o abastecimento de Belo Horizonte ser atingido. Uma operação de emergência, para envio de água para áreas afetadas pelo abastecimento, já começa a ser desenhada.
Veja o momento do resgate captado pela Record TV Minas:
Gabinete de crise em Brumadinho é montado a 6 km do local da tragédia
O gabinete de crise da tragédia em Brumadinho está sendo estruturado na Faculdade Asa, que fica a pouco mais de seis quilômetros do local do acidente. Já foram mobilizados quatro helicópteros da Polícia Militar (MG), pelo menos um da Polícia Civil e dezenas de viaturas da corporação, além de socorristas do Samu e ambulâncias.
Os helicópteros estão utilizando o gramado de um campo de futebol da faculdade para aterrissagem, enquanto uma estrutura de atendimento médico emergencial está sendo montada em um galpão ao lado.
“No local teremos apenas uma estrutura emergencial, já que lá falta água, energia e o acesso é complicado”, afirma o major Flávio Santiago, da comunicação da PM. “O atendimento principal e o centro de controle das operações serão aqui”, completa.
A jornal, Schvartsman afirma que deve haver ‘muitas vítimas’ em MG
O presidente da Vale, Fábio Schvartsman, disse nesta sexta-feira, 25, ao jornal O Globo que a barragem de Brumadinho estava não ativa desde 2015 e em processo de descomissionamento. Ele afirmou que ainda não há dimensão do tamanho do impacto, apesar de reconhecer que deva haver muitas vítimas. E lamentou a repetição do problema, após o rompimento da barragem de Mariana, em 2015: Como vou dizer que a gente aprendeu (após o acidente de Mariana) se acaba de acontecer um acidente desses?”, disse.
“O que posso dizer foi o que a gente fez depois do acidente. Viramos todas as barragens do avesso e contratamos as melhores auditorias do mundo para verificar o estado de todas elas. Fizemos tudo que a gente entende que era possível para garantir a segurança e a estabilidade. O fato é que não sabemos o que aconteceu e o que ocasionou, mas certamente vamos descobrir”, completou.
Ele informou que irá a Brumadinho tão logo haja climáticas para tal e reconheceu que houve um vazamento “significativo” e que deve haver muitas vítimas. “A região é de acesso muito difícil e uma região muito afastada. Tinham muitos funcionários da Vale no momento. Infelizmente, deve ter muitas vítimas”, disse.
Leia mais aqui:https://www.op9.com.br/br/noticias/rompimento-em-brumadinho-pode-ter-mais-vitimas-que-em-mariana/?utm_source=fb-op
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

About the Author tvfolhadelimoeiro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

Nenhum comentário

Leave a Reply

NOTICIAS DA REGIÃO

NOTICIAS PELO BRASIL

NOTICIAS PELO MUNDO

Cat-5

Cat-6