Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4

» » ECLIPSE LUNAR DE PERIGEU De 20 a 21 de janeiro, a Lua estará no ponto mais próximo da Terra e será totalmente encoberta pela sombra da Terra


O Observatório Astronômico da Sé vai abrir em horário especial entre os dias 20 e 21 para observação do Eclipse Total da Lua. A partir das 20h do domingo (20) até 3h da madrugada seguinte, a equipe estará com telescópios e lunetas disponíveis para quem quiser acompanhar o fenômeno. No Recife, o eclipse tem início às 23:37h e atinge o ponto culminante às 2:12h.
Para abrilhantar o fenômeno, no dia 21 a lua estará em Perigeu - ponto de maior proximidade com o centro da Terra. Por conta disso, estará 14% maior e 30% mais brilhante. O eclipse lunar terá uma duração total de 5h11.
O eclipse lunar ocorre quando a Terra está entre a Lua e o Sol. Quando ocorre um perfeito alinhamento entre os três, o eclipse é total.
O momento culminante ocorre quando a Lua entra na chamada região de Umbra, ou seja, fica totalmente encoberta pela sombra da Terra. No entanto, como a luz do Sol não é totalmente bloqueada durante o eclipse, a faixa do espectro visível, que se aproxima ao vermelho, chega a superfície da Lua e deixa o nosso satélite natural avermelhado (dispersão de Rayleigh).
Esse eclipse lunar total poderá ser visto de todo o Brasil, assim como de toda a América do Sul, América Central e América do Norte. Já parte da África e Europa poderão observar o eclipse de forma parcial.
CALENDÁRIO ASTRONÔMICO - Em 2019, haverá cinco eclipses, três solares e dois lunares. Mas apenas serão visíveis na América do Sul este eclipse Lunar Total; um eclipse solar no dia 2 de julho; e um eclipse parcial da Lua, de 16 a 17 de julho.  
Além destes, um eclipse solar parcial já ocorreu de 5 a 6 de janeiro – visível no Leste da África e Oceano Pacífico e um eclipse solar anular será visível, no dia 26 de dezembro, no leste da Europa, e parte da Ásia, Austrália, África, Oceano Pacífico e Índico.
Outro fenômeno astronômico que será visível na América do Sul é o trânsito do planeta Mercúrio entre o Sol e a Terra. No fenômeno, que acontece no dia 11 de novembro, Mercúrio é visto como um pequeno ponto escuro movendo-se pelo disco solar.
 
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

About the Author tvfolhadelimoeiro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

Nenhum comentário

Leave a Reply

NOTICIAS DA REGIÃO

NOTICIAS PELO BRASIL

NOTICIAS PELO MUNDO

Cat-5

Cat-6