Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4

» » Caravana do Diagnóstico Precoce do Câncer Infanto-Juvenil chega a Limoeiro


Nesta terça-feira (23), os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de Limoeiro receberam capacitação para atendimento a crianças e jovens com câncer. Promovida pelo Instituto de Câncer Infantil do Agreste (ICIA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Limoeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde, a Caravana do Diagnóstico Precoce do Câncer Infanto-Juvenil foi realizada no auditório da Gerência Regional de Educação Vale do Capibaribe (GRE Vale do Capibaribe). A ação comemora os 15 anos do ICIA e está percorrendo os 30 municípios do Agreste contemplados pela instituição.

Presidida por Antonio Romão e sediada em Caruaru, a ONG é mantida por doações de contribuintes e trabalho voluntário. Entre os serviços disponibilizados estão atendimentos de médicos, psicólogos e assistentes sociais, exames e atividades recreativas. Os dados apontam que 1.051 crianças estão cadastradas na fundação. Durante o ano de 2017, foram realizados mais de 57 mil atendimentos, mais de 27 mil exames e 190 tratamentos, além da distribuição de 25 cestas básicas durante o último mês de dezembro. O atendimento é gratuito.

"Os objetivos da nossa caravana consistem em abordar os sintomas e os sinais do câncer infanto-juvenil e aprimorar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde do município. Temos à disposição uma equipe multiprofissional com médicos, psicólogos e assistentes sociais. Quando esses sintomas e sinais são detectados com antecedência, as chances de cura chegam a 80%. Estamos em contato direto com os ACS porque eles têm o primeiro contato com as crianças. Em casos mais extremos, o encaminhamento ao ICIA pode ser feito", explica o gerente de Marketing e Eventos do ICIA, Túlio Goldemberg.

O instituto nasceu da necessidade de um atendimento qualificado no interior do Estado para os jovens que lutam contra esta doença, aponta Túlio. "O ICIA foi fundado em setembro de 2003 pelo doutor Luís Henrique, que é pediatra, juntamente com 40 sócios. Ele foi a um congresso sobre câncer infanto-juvenil no Rio Grande do Sul e trouxe para cá a ideia de tratar crianças e adolescentes com câncer gratuitamente. Quem tinha dificuldades para ir ao Recife agora pode fazer o tratamento com qualidade em Caruaru, onde também atendemos cidades do Sertão", sinaliza.

"A mensagem que deixo para quem batalha contra esta doença cruel é que tenham muita perseverança e não desistam da vida. Façam autoexames e vejam possíveis sinais com frequência. Às vezes uma febre, que faz os pais pensarem que a criança está apenas com uma gripe, um resfriado ou uma virose, pode ser um sinal de câncer. Por isso sempre batemos na tecla do diagnóstico precoce para a prevenção", conclui Túlio.

Ser voluntário do ICIA é estar compromissado não apenas com a instituição, mas também com a vida, destaca a coordenadora de voluntários, Cíntia Souza. "A partir do momento em que você firma o vínculo com o instituto e com os pacientes, você assume uma responsabilidade. Os voluntários são transformadores sociais. Doam tempo, atenção, habilidade e carinho a quem mais precisa. As recreações e as oficinas que são feitas com os pacientes e seus familiares tornam o tratamento mais leve e aumentam o incentivo para vencer a doença", comenta.

"Esta capacitação vai nos proporcionar um novo olhar para essas pessoas que tanto necessitam de cuidados. Sempre temos que buscar melhorias para o nosso trabalho. O planejamento de direcionar este evento aos ACS se baseia no fato de que eles são uma ponte entre os cidadãos e a Secretaria de Saúde. Nosso propósito é melhorar a qualidade de vida da população", declarou a secretária de Saúde de Limoeiro, Karla Torres, na abertura do evento.

O Instituto de Câncer Infantil do Agreste (ICIA) aceita doações para os bancos Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Unicred. As contas para doação podem ser acessadas abaixo:

Caixa Econômica Federal
Agência 0051
Conta-Corrente 18.715-4
Operação 003

Banco do Brasil
Agência 159-7
Conta-Corrente 50.000-3

Unicred
Agência 2206
Conta-Corrente 1269-6
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

About the Author tvfolhadelimoeiro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

Nenhum comentário

Leave a Reply

NOTICIAS DA REGIÃO

NOTICIAS PELO BRASIL

NOTICIAS PELO MUNDO

Cat-5

Cat-6

ESPORTE E CULTURA