Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4

» » Condepe/Fidem e SecMulher têm interface de informações referentes a gênero no Estado


A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem promoveu,  na última quarta-feira, 7, um ciclo de palestras sobre a temática “A mulher no mercado de trabalho e as estatísticas da criminalidade”. O evento foi realizado no auditório da entidade, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Foram ministradas três palestras: duas por representantes da Secretaria Estadual da Mulher e outra pela própria Agência Condepe/Fidem. Também foi apresentado o vídeo da campanha de enfrentamento da violência contra a mulher, produzido pelo Governo do Estado.
A diretora de Planejamento Territorial e Metropolitano da Agência Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky, representando o presidente Bruno Lisboa, realizou a abertura da atividade que reuniu cerca de 30 servidores. Ela falou sobre a importância de se promover o debate sobre temáticas que visam a minimizar as discriminações e produzir estes indicadores. “Os indicadores vêm proporcionar informações sobre a temática e reafirmar a importância de se manter uma agenda pública permanente que coloca a igualdade de gênero como eixo de formulação de políticas públicas no estado”, destacou a diretora.
A primeira palestra do dia foi proferida pela ouvidora da SecMulher, Sileide Oliveira. Ela mostrou um balanço estatístico sobre a violência contra a mulher 2016-2017 em Pernambuco. O relatório em destaque mostrou que em, 2017, houve 316 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) contra a Mulher em Pernambuco, um aumento de 12,5 % comparado a 2016. Já o mês com menor número de registros de CVLI-M no estado foi junho – com 18 casos, por sua vez, o mês com maior número de registros foi dezembro com 38 registros.
A ouvidora destacou as ações que a secretaria vem realizando para reduzir os índices que violência contra a mulher inclusive de forma preventiva. Sileide Oliveira destacou os números para denúncia dos casos de violência: 190 Mulher e da própria Ouvidoria da SecMulher 0800.281.8187.
A coordenadora de Trabalho e Renda da SecMulher Carolina Malincônico falou sobre a Contextualização: mulher e mercado de Trabalho. Ela apresentou dados estatísticos baseados em dados do Relatório do Ipea, Mulheres e Trabalho (2004-2014).
A coordenadora destacou o perfil das mulheres que não estão inseridas no mundo do trabalho e a importância de qualificar e inserir este segmento no mercado ativo, para que estejam em igualdade com os homens. Os dados apresentados mostram que os homens continuam ganhando mais do que as mulheres (R$1.831,00 contra R$1.288,00 em 2014). Um dos carros-chefe da SecMulher, o Chapéu de Palha Mulher tem a função de inclusão social e produtiva de mulheres, principalmente no interior.
A palestra de fechamento foi ministrada pelo gerente geral de Estudos e Pesquisas da Agência Condepe/Fidem, Rodolfo Silva, que tratou sobre os números da violência contra a mulher em Pernambuco. Os dados também trataram dos CVLI – Mulher, porém de forma mais detalhada com dados de todas as Regiões de Desenvolvimento (RDs), sendo a Região Metropolitana do Recife a que aponta os índices mais altos com relação à violência contra a mulher. “Foi importante esta reflexão sobre estas estatísticas, neste dia simbólico da mulher, e saber que o Governo do Estado criou uma estrutura voltada para buscar transformar para melhor esta realidade deste segmento social”, refletiu o gerente.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

About the Author tvfolhadelimoeiro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

NOTICIAS DA REGIÃO

NOTICIAS PELO BRASIL

NOTICIAS PELO MUNDO

Cat-5

Cat-6

ESPORTE E CULTURA