Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4

» » José Humberto Cavalcanti resgata memória de Armando Monteiro Filho

A história do empresário e ex-ministro Armando Monteiro Filho, falecido aos 92 anos no dia 2 de janeiro de 2018, foi relembrada pelo deputado José Humberto Cavalcanti (PTB), no Grande Expediente desta segunda (5). Junto com o parlamentar petebista, vários deputados manifestaram admiração pelo político – principalmente por sua fidelidade aos princípios democráticos, já que foi uma liderança de origem empresarial que se opôs à ditadura militar implantada em 1964.

O pernambucano era filho de Armando Monteiro, diretor de uma usina de cana-de-açúcar em Sirinhaém (Mata Sul). Sua atividade política teve início na década de 1940, quando ainda era estudante de Engenharia no Recife. À época, opôs-se ao Estado Novo (período político comandado por Getúlio Vargas). Na década de 1950, foi secretário de Viação e Obras Públicas do Estado e deputado estadual na Alepe. “No cargo que ocupou no Governo de Pernambuco, Armando Filho pavimentou mais de 300 quilômetros de estradas, ligando o Recife a cidades como Goiana, Caruaru e Palmares”, destacou Cavalcanti.

Em 1954, foi eleito o deputado federal mais votado de Pernambuco. Reeleito em 1958, foi ministro da Agricultura do gabinete do primeiro-ministro Tancredo Neves, entre 1961 e 1962, no período parlamentarista da Presidência de João Goulart. “Na ocasião, Armando Monteiro Filho redigiu um projeto de reforma agrária avançado até para os dias de hoje, mas que nunca chegou a ser implementado”, ressaltou o deputado petebista. “Quando surgiu o movimento militar em 1964, ele ficou do lado dos oprimidos e ajudou a criar o MDB no Estado. Com sua morte, os pernambucanos perdem um dos melhores exemplos políticos de nossa terra”, enfatizou José Humberto Cavalcanti.



Crédito da imagem: Roberto Soares
Com informações da ALEPE
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

About the Author tvfolhadelimoeiro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

NOTICIAS DA REGIÃO

NOTICIAS PELO BRASIL

NOTICIAS PELO MUNDO

Cat-5

Cat-6

ESPORTE E CULTURA